• (31) 3309.0777

Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Administrador de Empresas pela FGV-SP.

Advogado, árbitro e parecerista em São Paulo, é atualmente Professor Associado da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – Direito Rio. Membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim S/A. Membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). Membro do Conselho do NEASF – Núcleo de Altos Estudos do Sistema Financeiro da Fundação Getúlio Vargas. É ainda Diretor Financeiro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Foi Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Administração do FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Foi Diretor Financeiro do IASP (Gestão 2012-2015) e Presidente da Comissão de Direito Bancário do mesmo Instituto. Foi ainda membro do Conselho Editorial da Editora Revista dos Tribunais, e Redator-Chefe da Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais (Ed RT). Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Reforma do Código Comercial e Vice-Presidente do IBEF – Instituto dos Executivos Financeiros de São Paulo.

É árbitro da Câmara de Arbitragem da FGV, da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo da CIESP/FIESP, da CCCB – Câmara de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canada e da Câmara de Arbitragem do Mercado (atual B3, ex-BM&F Bovespa).
Foi também Presidente do Conselho do Insper Direito (ex-Ibmec São Paulo), Diretor e Coordenador Geral dos Cursos de Direito, além de ter sido professor de Regulação Bancária em diversos programas de LLM.

Foi Professor Visitante da Universidade de Oxford em 2006-2007 (Inglaterra), da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade de St. Gallen (Suíça) em 2008.

É autor das seguintes obras: O Poder e o Cofre. Repensando o Banco Central. (1997). Intervenção e Liquidação Extrajudicial no Sistema Financeiro Nacional. 25 Anos da Lei 6.024 (Ed. Textonovo, 1999). Jurisprudência em Matéria de Liquidação e Intervenção Extrajudicial (com Rodrigo Ferraz de Camargo), (Ed. Textonovo, 2000). Crise e Regulação Bancária. (Ed. Textonovo, 2001). Fusões e Aquisições. Aspectos Jurídicos e Econômicos. (Ed. IOB, 2002). Direito, Economia & Mercados. (com Armando Castelar Pinheiro) (Ed. Campus, 2005) e Crédito e Judiciário no Brasil. Uma análise de Direito e Economia. (Ed. Quartier Latin, 2007). Temas de Regulação Financeira. (Ed. Quartier Latin, 2010).

É colunista mensal do Jornal Valor Econômico, e autor de vários artigos na imprensa e em revistas especializadas.